segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Futebol de 7 - Sistema Táctico: 4-2

Funcionamento:
Este sistema teve a sua origem no 1-3-2-1, ao atrasar um médio centro para a linha defensivaUtiliza-se para aproveitar a afinidade com o futebol 11, especialmente em equipas de índole defensivo, ou perante equipas contrárias muito superiores.Temos, então, 1 guarda-redes, 4 defesas e 2 médios.Os dois defesas laterais, com âmbito defensivo e ofensivo, permitem dar várias soluções de jogo, sendo que os defesas centrais actuam de igual forma ao futebol 11, isto é, com grande atenção às coberturas e dando início ao jogo de ataque, com boa colocação da bola, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes.Um dos médios deverá ter funções mais defensivas e as outras funções mais ofensivas.

Vantagens:
Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol 11
Maior solidez defensiva.
Muitas possibilidades de sair em contra-ataque.
Obriga a equipa contrária a rematar de longe muitas vezes, pois as zonas próximas da área estão bem ocupadas e defendidas.


Desvantagens:
Necessita de um grande espírito de sacrifício tanto para defender como para atacar.
Tem de estar muito bem treinado o escalonamento ofensivo e defensivo para permitir uma boa fluidez de jogo e a incorporação dos jogadores nas zonas de remate. Existe o risco de perder a bola rapidamente e passar a maior parte do tempo a defender.


in Bragafut

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Escutar – Comunicação com Crianças e Jovens

Escutar parece fácil, no entanto, é enganosamente difícil. Más aptidões de ouvinte provocam uma ruptura no processo de comunicação. Depois de repetidos fracassos na sua intenção em fazer-se escutar, os atletas deixam de lhe falar e, por sua vez, é muito provável que deixem de o escutar.

Como melhorar as suas capacidades de ouvinte:

1- O mais importante de tudo é reconhecer a necessidade de escutar os outros;
2- Concentrar-se na escuta, que significa que deve prestar atenção total ao que se diz. Já alguém o acusou de não escutar? Ora, se ouve muitas vezes estas palavras, realmente não sabe ouvir os outros;
3- Quando escutar, averigúe o significado da mensagem em virtude de se concentrar nos detalhes. Isto é, principalmente quando estamos em desacordo, tendemos a escutar e a responder aos detalhes que podemos atacar ou refutar, perdendo assim, os pontos fundamentais da mensagem;
4- Abstenha-se de interromper os seus atletas. Por vezes interrompemos os outros porque prevemos o que vão dizer, completando deste modo o seu pensamento. A consequência é que contestamos o que pensamos a partir daquilo que nos iam dizer! Para, por vezes, mais tarde verificarmos que não era aquilo que na realidade nos queriam dizer.
5- Respeite o direito dos seus atletas a partilhar consigo os seus pontos de vista. Não é importante escutar apenas os seus medos e problemas, mas também as suas alegrias e sucessos. A sua resposta ás opiniões dos jovens é importante para formar as suas atitudes;
6- Repreenda a tendência para responder emocionalmente ao que se diz. Tente responder construtivamente (é mais fácil dizê-lo do que fazê-lo… mas afinal não acontece o mesmo para a maioria das actividades complexas?).

terça-feira, 6 de novembro de 2007

COMO ACOMPANHAR O DESPORTO DO SEU FILHO?

Dentro de um ambiente desportivo positivo, as crianças têm oportunidade para fazer novas amizades, aprender novas técnicas e desenvolver novos interesses. A qualidade do processo de ensino-aprendizagem desportiva da criança é dita por Pais e Treinadores, onde os primeiros também são parte integral da equipa.
A atenção de qualquer programa desportivo para crianças, seja ao nível competitivo ou de recreação, deve focar essencialmente a aprendizagem e o divertimento, para depois integrar o espírito competitivo e providenciar uma boa experiência desportiva para toda a vida. A preocupação sempre no processo, não no resultado.
Este capítulo está delineado para ajudar os pais que pretendem assegurar que o seu filho (a) tenha uma experiência positiva no desporto, oferecendo informação básica pertinente. Nunca se esqueça que a educação desportiva começa muito antes de chegar ao terreno de jogo, começa em casa do jovem atleta.

Como criar um ambiente desportivo positivo para o seu filho(a)...
  • Valorize o divertimento no processo de aprendizagem desportiva;
  • Construa auto-estima na criança/atleta, dando relevo aos aspectos sociais (divertimento), físicos (esforço) e técnicos (desenvolvimento) da aprendizagem, e não tanto aos resultados (vitória);
  • Reforce os valores (responsabilidade, disciplina, cooperação, honestidade e frontalidade) e valorize os princípios do fair-play (respeito pelos companheiros, adversários, treinadores, regras de jogo e árbitros);
  • Construa na criança/atleta uma identidade desportiva inserida numa equipa/grupo de trabalho - não a valorize unicamente ou sobre os outros;
  • Mostre interesse contínuo pela actividade desportiva da criança/atleta: esteja presente nos treinos, jogos e reuniões;
  • Seja um bom espectador, reforçando positivamente e encorajando o esforço da criança/atleta;
  • Seja cauteloso a discutir as aspirações desportivas, que podem produzir pressões desnecessárias;
  • Discuta as opiniões que possui sobre as opções do treinador, longe das crianças/ atletas;
  • Reforce as instruções do treinador, quando dialoga em casa com a criança sobre a prática desportiva;
  • Conteste a presença de tabaco e álcool nos eventos desportivos da criança/atleta.

Comunicar com o seu filho(a) na competição...
  • As crianças não querem ouvir que jogaram bem quando elas próprias sabem que não jogaram;
  • Não acuse os outros jogadores, treinadores ou árbitros como responsáveis pelas derrotas. Pode fazer com que a criança não assuma as suas responsabilidade, delegando-a nos companheiros de equipa ou elabore desculpas;
  • Não diga que “este jogo não é importante”, já que este poderá ser para a criança;
  • Encontre algo positivo na performance da criança e dialogue com ela os factos relacionados com a aprendizagem e comportamento desportivo (seja realista!). Assegure que realiza algumas questões:

- Como te sentes acerca do que se passou no jogo?
- O que é que gostaste mais e menos no jogo?
- Divertiste-te no jogo?
- O que é que o Treinador te disse acerca do jogo?
- O que achas da tua exibição de hoje no jogo?

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Credibilidade – Comunicação com Crianças e Jovens

O êxito como Treinador depende, em grande medida, da sua capacidade para comunicar efectivamente em variadas situações (e.g. quando pretende dar uma instrução, quando os pais dizem que os seus filhos não jogam tempo suficiente). Será focado uma das várias vertentes fundamentais da comunicação:

Credibilidade:

Tente lembrar-se de alguém seu conhecido que não mereça credibilidade, um companheiro de trabalho, um politico, etc. Provavelmente não lhe oferece crédito a nada que essa pessoa diz.
Porquê?

Provavelmente por alguma das seguintes razões:

1- Pensa que essa pessoa não sabe o que diz;
2- Habitualmente, nada o que ela diz tem sentido ou importância;
3- Deturpam com frequência os factos ou simplesmente mentem, e portanto deposita pouca confiança nessa pessoa;
4- Fala constantemente com um enfoque negativo;
5- Fala-lhe como se fosse estúpido ou menos importante que ele.

A credibilidade pode ser o factor mais importante para comunicar com os atletas. A credibilidade da comunicação irá reflectir-se no comportamento dos atletas sobre a veracidade do que disse.
Quando se treina jovens, eles normalmente aceitam a sua credibilidade porque desempenha o prestigioso papel de Treinador. No futuro, no entanto, é de sua responsabilidade optimizar a credibilidade mediante os seguintes pontos:

1- Ser um Treinador cooperador com os atletas;
2- Ser um conhecedor do desporto que treina, ou pelo menos, ser suficientemente honesto acerca do conhecimento que possui;
3- Ser fiável, claro e coerente na interacção com os seus atletas;
4- Irradiar cordialidade, amizade, aceitação e empatia perante os atletas e seus responsáveis educativos;
5- Ser dinâmico, espontâneo e aberto;Utilizar uma abordagem positiva;