sexta-feira, 29 de junho de 2007

Por onde começar a ensinar?

Um dos principais problemas que se colocam aos treinadores ao iniciarem o processo de ensino/aprendizagem com uma equipa de jovens futebolistas é “Por onde começar a ensinar?”
Antes de iniciar o processo de ensino/aprendizagem, o treinador deverá ter em consideração qual o enquadramento em que se deverá basear o ensino do Futebol nos primeiros anos de formação.
A iniciação ao jogo e o despertar do interesse e do gosto pelo Futebol é a principal função que o treinador deverá ter para com os jovens principiantes fundamentalmente entre os 6-8 anos de idade, dentro do seguinte enquadramento:

- Não deverá haver selecção de jogadores;
- Dever-se-á proporcionar a todos as mesmas oportunidades de treinar e de jogar;
- Não deverá haver a realização de campeonatos mas sim convívios desportivos;
- O Futebol deverá ser entendido como uma festa, onde a maior felicidade dos jovens é a de terem a oportunidade de poderem jogar todos juntos.

Partindo deste pressuposto, o treinador deverá então proceder a uma planificação da sua época desportiva, recolhendo o maior número de dados possíveis acerca do grupo/equipa que irá ensinar/treinar, definindo os objectivos pretendidos e elaborando um programa que irá servir de guião e de aconselhamento ao treinador ao longo de todo o processo de ensino/aprendizagem.

O treinador deverá então recolher, entre outros, os seguintes dados que lhe irão ser indispensáveis para a elaboração da sua época desportiva:

. Dados relativos ao clube (localização, passado histórico, tradições, ambições…)
. Condições de trabalho (locais de treino, horários, material, apoio humano…)
. Características gerais dos jovens do seu escalão etário (fisiológicas, psíquicas, táctico-técnicas…)
. Caracterização individual dos atletas (dados biográficos, local de habitação, horário escolar, meio de transporte utilizado, assiduidade, avaliação desportiva, rendimento escolar…)
. Objectivos de formação (nos planos afectivo e social) e de preparação (nos planos psico-motor táctico-técnico…)
. Número e tipo de competições a participar
. Programa anual/plurianual (etapas de ensino do futebol)
. Exercícios dominantes a utilizarem (situações de ensino/aprendizagem)
. Plano de unidade de treino (objectivos, material, conteúdos, duração, número de sessões semanais…)

3 comentários:

Futebol Formacao disse...

Concordo plenamente... mas ja por isso a Associaçao Portuguesa de escolas de futebol organiza esses convivios para os Pré-Escolas... nessas idades 4-8anos so podem ter evolução assim, jogando...jogando...jogando, em situação de jogo, mas sem o medo de errar. Abraço

Anónimo disse...

Queria felicitar pelo exclente e abrangente trabalho que li.
Esta epoca (2008/2009), fui convidado para ser treinador principal de uma equipa de futebol 7 (Infantis B).Apesar de ter um conhecimento global sobre aquilo que li, gostaria de saber se existe a possibilidade de me facultar/ ou orientar 1 site, 1 planificação anual de treinos a fim de fazê-los evoluir como homens/jogadores e equipa.
Obrigado.

Anónimo disse...

cornishrbkc atoms picks another reluctant subordinated hotlines speculates setback osman consistent
semelokertes marchimundui