segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Futebol de 7 - Sistema Táctico: 4-2

Funcionamento:
Este sistema teve a sua origem no 1-3-2-1, ao atrasar um médio centro para a linha defensivaUtiliza-se para aproveitar a afinidade com o futebol 11, especialmente em equipas de índole defensivo, ou perante equipas contrárias muito superiores.Temos, então, 1 guarda-redes, 4 defesas e 2 médios.Os dois defesas laterais, com âmbito defensivo e ofensivo, permitem dar várias soluções de jogo, sendo que os defesas centrais actuam de igual forma ao futebol 11, isto é, com grande atenção às coberturas e dando início ao jogo de ataque, com boa colocação da bola, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes.Um dos médios deverá ter funções mais defensivas e as outras funções mais ofensivas.

Vantagens:
Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol 11
Maior solidez defensiva.
Muitas possibilidades de sair em contra-ataque.
Obriga a equipa contrária a rematar de longe muitas vezes, pois as zonas próximas da área estão bem ocupadas e defendidas.


Desvantagens:
Necessita de um grande espírito de sacrifício tanto para defender como para atacar.
Tem de estar muito bem treinado o escalonamento ofensivo e defensivo para permitir uma boa fluidez de jogo e a incorporação dos jogadores nas zonas de remate. Existe o risco de perder a bola rapidamente e passar a maior parte do tempo a defender.


in Bragafut

4 comentários:

Unknown disse...

Gostaria que o nome da Escola de Formação 'Os Ronaldinhos' aparecesse neste blog como uma das referências no futebol de formação a nível nacional (www.osronaldinhos.net).
Abraço.
Prof. Filipe Abreu (Coordenador da E.F. 'Os Ronaldinhos')

Anónimo disse...

Este site
www.osronaldinhos.net
Não está a funcionar

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho.
Sucesso!

Professor Marcos

Americo disse...

Considero este sistema desiquilibrado, não permite uma harmonia entre sectores. Prefiro um sistema onde os desdobramentos sejam uma constante natural, por isso, tacticamente estruturava a minha equipa com 3 defesas (DD-DC-DE), 2 médios (MDC-MEC) e 1 avançado(A). Equilibrado porquê? Porque com bola ficando o DC solto podiamos ter á frente um meio campo com MDC-MEC e um ataque com DD-A-DE, ou variando um meio campo com MDC-DE e um ataque DD-A-MEC ou ainda um meio campo com DD-MEC e uma frente de ataque com MDC-A-DE. O papel do avançado era jogar á frente dos médios a toda a largura da área. Com bola há sempre um jogador solto o DC, sem bola há sempre um jogador solto o A. A defender participão 5, a atacar participão 5.