terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Como trabalhar lateralidade com crianças de 4 a 8 anos?

Para a lateralidade, todo e qualquer exercício em que as crianças precisem utilizar o lado servirão. Existem muitas opções, nomeadamente:
- Uso de bolas variadas (no peso, tamanho, cor, etc.) utilizando mãos, pés, cabeça, joelho, coxas, ombro;
- Deslocamentos variados com a bola, formações diferentes (duplas, trios, grupos, etc.);
- A batata quente, a bola é passada para quem está ao seu lado;
- A “adoleta”, bate-se na mão da pessoa que está ao lado;
- (para crianças menores) sugiro que utilize actividades de conteste, um exemplo, quem consegue ficar do lado x da caixa e agora do outro lado.

Existem vários livros de recreação que trazem sugestões de joguinhos e brincadeiras (com e sem bola) para trabalhar lateralidade. Não vai ser difícil encontrar alguma boa sugestão.

2 comentários:

Ricardo Damas disse...

Caro Miguel,

Antes de mais Parabéns pelo Blog. A lateralidade é um aspecto muito importante a trabalhar com os miudos e bem utilizada pode ser uma enorme ajuda para conseguir que os miúdos utilizem ambos os pés. Para quem quiser ver a importância deste parâmetro tenham por exemplo atenção ao João Pereira do Sp.Braga e contem o número de vezes que ele sai de um drible para o lado esquerdo. Aposto que nunca trabalhou a lateralidade!

Um abraço
http://futjovem.blogspot.com/

Ricardo Gomes disse...

Bom,primeiramente tenho que lhe dar Parabéns pelo trabalho.
Meu nome é Ricardo,moro no Bairro do Pq. Bristol S/P,estou com um Grupo de crianças de várias categorias cujo o nome é Grêmio Recreativo Pereirinha.Temos local para treinar e estamos com Professores para cada categoria.
Eu estou á procura de mais conhecimento,pois,estou dando Aula para os Mirins de idade de 5 á 7 Anos,ao encontrar seu Blog eu achei que vc poderia nos ajudar de alguma forma,Hoje somos varzea mas temos vontade de fazer uma Comunidade Feliz e sem drogas.Gostaria de lhe pedir alguns exercicios corretos para estas idades, Ex:Exercicios com bola e Fisicos.
Nosso Orkut é grpereirinha@yahoo.com.br.
Por favor nos Ajude!!!