sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

CRITÉRIOS PARA INTEGRAÇÃO DOS JOVENS NA EQUIPA DE COMPETIÇÃO

Aspectos Familiares e Filosóficos:

Um aspecto determinante para a integração de um praticante na vertente competitiva é a disponibilidade e a motivação dos Pais, para acompanharem a carreira desportiva dos seus filhos. Pais com problemas de horários laborais, problemas quanto à grande distância da sua residência ou da escola em relação ao local de realização dos treinos e pouco interessados nesta vertente, condicionam à partida a integração dos seus filhos na via competitiva.
Entre outros, os Pais deverão se capacitar da necessidade de um grande dispêndio de tempo para acompanhar e transportar os filhos para os treinos e para os jogos, do dever de assiduidade e de pontualidade que deverão incutir nos seus educandos e no investimento que a Escola/Clube irá fazer na formação sócio-desportiva dos seus filhos.

Importância dos Pais na Equipa de competição:

Os Pais constituem uma base de apoio importante no desporto juvenil, pois são eles que transportam os filhos aos treinos, são os que se levantam cedo para ir levar os filhos aos jogos, são os que tratam dos equipamentos dos filhos, por vezes são os únicos espectadores presentes nos jogos, sendo em muitos casos a base do suporte logístico e financeiro de apoio ao funcionamento das equipas.
Por tudo isto, só uma estreita colaboração entre Pais, Dirigentes, Treinadores e Jogadores, no respeito integral pelas funções de cada um, através de um bom relacionamento entre todos, poderemos construir uma vivência competitiva salutar e agradável, onde todos possamos retirar os benefícios sócio-desportivos que a prática de um Jogo Desportivo Colectivo como o Futebol, nos poderá proporcionar.

10 comentários:

Bruno Freitas disse...

Olá,
Bom post, e tudo o que escreves é verdade. Onde eu trabalho, só é possível ter equipa de escolinhas porque os pais ajudam no transporte. Quando há um jogo, os pais acompanham os filhos o que é bom para o clube, mas também é bom para os jogadores. Estes jogam melhor quando estão familiares a vê-los. Mas os pais por vezes também prejudicam o trabalho do treinador, pois não gostam da maneira como trabalha o treinador e começam a dar informações, onde o jogador já não se sabe para onde se virar.

Apoiar os filhos no futebol, estou de acordo. Agora mandar nos filhos no treino não. Para isso os clubes pagam aos treinadores.

Os jogadores aceitam, no treino, as ordens do treinador, mas a ordem de um pai não é muito bem vista por eles.

Mais uma vez bom trabalho.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de Plasma, I hope you enjoy. The address is http://tv-de-plasma.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

http://infantisafcfamalicao.blogspot.com/

Anónimo disse...

Liga Fut 7 Edição de 2008
Incrições até ao dia 25 de Maio. valor 375€ Premio final 1500€ Torneio de futebol 7 Jogadores com mais de 16 anos
Zona Norte: Gaia; Maia; Gondomar e Aveiro
Zona Sul: Cascais; Sintra; Almada e Expo
Inscreve já a tua equipa
Mais Informações em: www.ligafut7.pt
Cumprimentos, Daniel Vilarinho

Anónimo disse...

oi pessoal. esta aberto o forum http://futeboladas.forumeiros.com . aqui podes saber tudo sobre os futebolistas amadores, combinar jogos, saber de campos, etc. espalhem a mensagem. obrigado

http://futeboladas.forumeiros.com

Anónimo disse...

Gostei muito do que escreveu. Falta falar como dizer, ajudar até, crianças, que praticaram, cresceram com o sonho de serem futebolistas e que um dia, ouvem da boca, daqueles que eles idolatram como "mister": "Pois, jogas bem, mas não serves!"...e são dispensadas. E o sonho?! Falta muita psicologia neste mundo da bola....

Anónimo disse...

Perguntem oa coordenador Holandes do FC Porto, ele deve ser especialista nesse assunto, no fim da época passada dispensou cerca de 40 Atletas sem um apoio psicologico... enfim e chama a isto formação....

pinto.designer@gmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde

Desculpem estar a incomodar e a invadir este blog mas visto que estamos perante indivíduos que percebm de futebol e maioritariamente com formação superior na área, venho por este meio pedir a vossa ajuda. Estou à frente da formação de dois clubes da cidade do porto e preciso urgentemente de encontrar alguém com disponibilidade para assumir o treino de guarda-redes ( treinador e coordenador). Precisava que fosse alguém licenciado em Educação física pois há hipotese de oferta de contrato de trabalho para outras modalidades além do Futebol (natação). Se estiverem interessados ou conhecerem alguém enviem-me o vosso currículo para gomes.miguel@gmail.com. obrigado. Mais uma vez as minhas desculpas pela invasão.
Parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

Olá,
Tenho o meu filho num club do Porto e já está nesse club á 4 anos ...
Pois bem, este ano com esta iniciativa das Bolsas de Mérito em que o critérito de avaliação desconheço e creio que a maioria dos Pais também, o meu filho foi incluido nessa Bolsa e convocado com uma semana de antecedência para ir a um torneio... qual é o meu espanto que na vespera do evento desconvocam o miudo alegando colocar outro no lugar dele...
Pois bem, para que serve ter Psicologos quando o trabalho destes não é executado dentro das quatro linhas...
Deixo aqui esta chamada de atenção, na esperança de poder um dia ver alguem que esteja á frente da Formação, ter alguma perparação a nível de Psicologia, que é bem periso... Pois os atlectas são AINDA crianças.
O meu muito obrigado
Cumprimentos

Americo disse...

Os pais são importantes pelo apoio que dão aos filhos desde que não ponham em causa o trabalho desenvolvido pelos tecnicos. O tecnico está ao serviço do futebol e do jogador, não está ao serviço dos parentes e amigos do jogador.