sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

CRITÉRIOS PARA INTEGRAÇÃO DOS JOVENS NA EQUIPA DE COMPETIÇÃO

Aspectos Familiares e Filosóficos:

Um aspecto determinante para a integração de um praticante na vertente competitiva é a disponibilidade e a motivação dos Pais, para acompanharem a carreira desportiva dos seus filhos. Pais com problemas de horários laborais, problemas quanto à grande distância da sua residência ou da escola em relação ao local de realização dos treinos e pouco interessados nesta vertente, condicionam à partida a integração dos seus filhos na via competitiva.
Entre outros, os Pais deverão se capacitar da necessidade de um grande dispêndio de tempo para acompanhar e transportar os filhos para os treinos e para os jogos, do dever de assiduidade e de pontualidade que deverão incutir nos seus educandos e no investimento que a Escola/Clube irá fazer na formação sócio-desportiva dos seus filhos.

Importância dos Pais na Equipa de competição:

Os Pais constituem uma base de apoio importante no desporto juvenil, pois são eles que transportam os filhos aos treinos, são os que se levantam cedo para ir levar os filhos aos jogos, são os que tratam dos equipamentos dos filhos, por vezes são os únicos espectadores presentes nos jogos, sendo em muitos casos a base do suporte logístico e financeiro de apoio ao funcionamento das equipas.
Por tudo isto, só uma estreita colaboração entre Pais, Dirigentes, Treinadores e Jogadores, no respeito integral pelas funções de cada um, através de um bom relacionamento entre todos, poderemos construir uma vivência competitiva salutar e agradável, onde todos possamos retirar os benefícios sócio-desportivos que a prática de um Jogo Desportivo Colectivo como o Futebol, nos poderá proporcionar.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Como trabalhar lateralidade com crianças de 4 a 8 anos?

Para a lateralidade, todo e qualquer exercício em que as crianças precisem utilizar o lado servirão. Existem muitas opções, nomeadamente:
- Uso de bolas variadas (no peso, tamanho, cor, etc.) utilizando mãos, pés, cabeça, joelho, coxas, ombro;
- Deslocamentos variados com a bola, formações diferentes (duplas, trios, grupos, etc.);
- A batata quente, a bola é passada para quem está ao seu lado;
- A “adoleta”, bate-se na mão da pessoa que está ao lado;
- (para crianças menores) sugiro que utilize actividades de conteste, um exemplo, quem consegue ficar do lado x da caixa e agora do outro lado.

Existem vários livros de recreação que trazem sugestões de joguinhos e brincadeiras (com e sem bola) para trabalhar lateralidade. Não vai ser difícil encontrar alguma boa sugestão.