Desde o momento que se iniciam na prática do Futebol, até atingirem um nível de alto rendimento, os jovens devem (ou deveriam) passar por um processo de formação coerente em que haja uma progressão da aprendizagem distribuída por diferentes etapas, com objectivos, estratégias e conteúdos, adequados às suas diferentes fases de desenvolvimento.
Se pretendermos elevar o nível qualitativo dos nossos futebolistas, não podemos continuar a trabalhar ao acaso, assistindo à implementação dos mesmos conteúdos e dos mesmos métodos de treino quer se trate de atletas dos escalões de Infantis, Juvenis ou de Seniores.
O Futebol é um jogo que apresenta uma estrutura e um conjunto de situações demasiado complexas para os atletas mais jovens, nas suas primeiras fases de aprendizagem do jogo. Isto porque, como refere Garganta (2000), o jogador tem que, a um tempo, relacionar-se com a bola, e referenciar a sua situação no terreno de jogo, a posição dos colegas, dos adversários e das balizas.
Torna-se então fundamental criar no Futebol situações simples, que vão ao encontro das motivações dos praticantes, proporcionando-lhes formas simples, adaptadas às suas características e ao seu nível de desenvolvimento e que sejam facilitadoras de uma melhor aprendizagem do Futebol.
Podemos associar o ensino do Futebol a Um Processo de CONSTRUÇÃO. Assim, como na construção de uma casa começamos pelos alicerces, passando pelo soalho, as paredes, o telhado, etc., na “Construção” do jogador de Futebol, este vai paulatinamente integrar (por etapas) os diferentes elementos de jogo: Bola, Baliza, Adversário (s), Companheiro (s) e Equipa, por forma a que no final do seu processo de formação possa ter uma participação eficiente e eficaz na abordagem do jogo (formal).
O processo de formação de um jovem futebolista deverá então processar-se por objectivos de complexidade crescente de acordo com as seguintes etapas:
1ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA (Eu e a Bola)
2ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA E COM A BALIZA (Eu, a Bola e a Baliza)
3ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA COM A BALIZA E COM O ADVERSÁRIO (O Duelo 1x1)
4ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA, COM A BALIZA COM O COMPANHEIRO E COM O ADVERSÁRIO (O Jogo a 2)
5ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA, COM A BALIZA COM OS COMPANHEIROS E COM OS ADVERSÁRIOS (O Jogo a 3)
6ª Etapa – RELAÇÃO DO JOGADOR COM A BOLA, COM A BALIZA COM OS ADVERSÁRIOS E COM A EQUIPA (O Jogo a 7)
Prof. Rui Pacheco
3 comentários:
Então pergunto eu... porque é que a AFA não organiza cursos de Treinadores para Futebol de 7?
Os cursos de 1º nivel são para Futebol de 11 e todos os inscritos passam no curso!!!!
Amigo Paulo, a sua pergunta tem razão de ser, mas convém dizer que o primeiro nível é virado muito em especial para o futebol formação, falando-se muito da formação,ou seja o objectivo principal deste 1 nivel é mesmo formar treinadores para escalões inferiores.
Agora concordo que podia haver uma cadeira mais especifica para futebol 7, apesar de se falar muito nesse escalão e até aprofundar mais este conceito do futebol 7.
Mas estas foram as minhas experiencias nesse curso, sendo que o 2 nivel já é muito mais avançado e com outras vertentes...
Abraço
Abraço...
Não deveria haver também uma outra etapa - Relação do Jogador com o Arbitro ?
Enviar um comentário