quarta-feira, 2 de maio de 2007

Futebol 7 Vs Futebol 11

As vantagens do Futebol 7 são bastantes quando comparadas com o Futebol 11.
Começando pelas de ordem psicológica o jogo de 7 é mais motivante para os jovens pois estes contactam mais vezes com a bola e por consequência participam em mais acções do jogo, assim como é mais fácil de obter ou criar situações de golo. Já no jogo de 11 os jovens tem menos contacto com a bola e os mais fracos e menos habilidosos raramente lhe tocam. Também no futebol de 7 se consegue uma melhor capacidade de concentração no jogo quando comparado com o futebol de 11.
No que se refere aos aspectos físicos, o futebol de 7 está mais adaptado as capacidades motoras e fisiológicas dos jovens, pois favorece o desenvolvimento da velocidade, ao contrário do futebol de 11 que obriga a ter mais força para poder fazer passes longos e obriga a grandes sprints (50m) que são desajustados às capacidades fisiológicas dos jovens.No que se refere aos aspectos técnico-tácticos ou táctico-técnicos o futebol de 7 permite como já referi maior contacto com a bola, assim como uma melhor execução dos diferentes gestos técnicos ao contrário do futebol de 11 em que o jovem contacta pouco com a bola e em que o seu maior adversário não é o jogo mas sim as dimensões do campo. O jogo de 7 proporciona grande mudança entre acções defensivas e ofensivas, polivalência de funções, situações de jogo em equipa enquanto o jogo de 11 proporciona poucas mudanças entre acções de defesa e de ataque (principalmente quando há equipas mais fracas, em que quase só se defende e na equipa mais forte só se ataca), o jogo de 11 promove também uma especialização precoce na posição do campo e a grande distância entre os jogadores dificulta o jogo em equipa.
Esta é a minha opinião contudo aceito e gostava que partilhassem a vossa.

5 comentários:

PSousa disse...

Claro que tem toda a razão, e é precisamente assim, pois só não percebi até que idade acha que deve ser o futebol 7, mas na minha opinião seria o ideal até aos 11/12 anos, para que a partir daí possam assimilar e interiorizar os princípios do futebol de onze, pois os príncipos de jogo já devem começar a ser dados desde os escalões mais jovens na minha opinião, desde a sua descomplexidade, até chegar ao mais complexo...

deixe que lhe diga que os quadros competitivos estão um pouco desajustados a realidade, mas é esses que se tem que mudar..

Aconselho lerem o livro de Rui Pacheco" o ensino do Futebol de 7", onde tem praticamente o necessário para reflectir e aprender algo a respeito desse mesmo...

Provavelmente o Miguel já o leu...

Abraço e boa iniciativa..

Sucessos desportivos.

Pedro Sousa

Rika disse...

Sem dúvida um excelente livro. Também aconselho vivamente.

Excelente ideia esta do blog. Parabéns!

Miguel Teixeira disse...

Como se sabe, o futebol de 7 não é uma variante dada em todas as associações de futebol, mas julgo que conforme está implementada em Aveiro é o ideal, até aos 12/13 anos.
Acho que devemos aligeirar os princípios de jogo antes desta idade, mas não aprofundar, pois parece-me que se torna maçador e desinteressante para os atletas que procuram também diversão no jogo.
Em relação ao livro, conheço-o e já o li várias vezes…, é um livro de excelência nesta área, o prof. Rui Pacheco é um Mestre na formação juvenil, e reconhecido.
Grande abraço Pedro.

Anónimo disse...

PLENAMENTE DE ACORDO, COM O QUE DIZ EM RELAÇÃO AO FUTEBOL DE 7, AGORA JULGO QUE SERIA TAMBÉM INTERESSANTE, VER A POSSIBILIDADE DO FUTEBOL DE 7 PASSAR PARA 9 JOGADORES COMO QUASE EM TODA A EUROPA, SE NÃO ME ENGANO, E SE ESTIVER AGRADECIA QUE ME CORRIGISSEM, SÓ A A.F. AVEIRO É QUE SE PRATICA FUTEBOL DE 7 ATÉ AOS INFANTIS. QUANDO SE VAI PARA O FUTEBOL DE 11, É UMA INADAPTAÇÃO TREMENDA.
JÁ AGORA O BLOG ESTÁ ÓPTIMO, PARABÉNS

GIL GUERRA

Anónimo disse...

Importa saber que o futebol de 7, foi regulamentado pela fifa em 2000 depois de vários estudos concluirem que a aprendizagem de jovens atletas entre os 8/12 anos seria a mais aconselhável. De facto concluiu-se que as estapas Fut de 5/7/ e 11 deveriam respeitar o crescimento morfológico do jovem. Que aberrante seria manter um jovem com 9 ou 10 anos a jogar futebol de 11. Quantas vezes ele tocaria na bola? que prazer retiraria ele do jogo? que crescimento tecnico-táctico ganharia? pouco ou nada. As dimensões do terreno de jogo estavam definitivamente desadequadas. Alguém opina no blog que há uma inadaptabilidade do futebol de 7 ao futebol de 11 mas eu discordo. O futebol de 7, durante uma etapa maturacional da vida do jovem permite um aumento significativo da capacidade de raciocínio, da tomada de decisão, da concentração, do aumento da capacidade técnica (ao nível do passe, recepcção e remate) e uma melhoria das acções tácticas que o jogo proporciona. A realidade é que o jovem está muito mais em jogo.