Toda a programação terá como objectivo a evolução dos jovens em várias vertentes, começando na sua formação pessoal, terminando na formação técnico-táctica. Os métodos de treino beneficiarão a compreensão do jogo de Futebol, e daí a necessidade da aquisição de destrezas motoras num sentido bilateral, evitando a habitual unilateralidade dos jogadores (isto é, aprendendo a executar as acções técnicas com ambos os pés).
Dever-se-á também evitar favorecer uma especialização precoce dos jovens, dando-lhes oportunidades de experimentarem várias posições em campo, à excepção dos guarda-redes, cuja posição tem de ser obrigatoriamente especializada desde o início.
Delimitação dos conteúdos a abordar:
Tal como em qualquer acção pedagógica, devem-se estipular os conteúdos a abordar de forma programada e sequenciada. Assim, seguem-se alguns elementos que são essenciais para a formação dos jovens. Não se trata de uma planificação de treino, mas sim de conteúdos que não devem ser esquecidos aquando de uma planificação.
Acções Individuais:
- Passe / Recepção;
- Condução;
- Drible / Marcação / Desarme;
- Condução para Remate / Remate.
Acções Colectivas:
- Desmarcações;
- Combinações;
- Dobra / Compensações.
Sequencialização dos Conteúdos:
Nesta fase, deverão ser abordadas em primeiro lugar as acções técnico-tácticas individuais, passando posteriormente para as colectivas. A ordem a adoptada para a transmissão das mesmas, passará pela mesma ordem sequencial estipulada nos conteúdos a abordar, que poderá ser ajustada, caso se justifique, em benefício dos jovens. Não obstante, tanto os conteúdos como a sequencialização destes deverá sempre seguir as seguintes normativas:
- Dos exercícios simples para os exercícios complexos;
- Das execuções lentas para as execuções rápidas;
- Dos jogos reduzidos para o jogo formal.
1 comentário:
Gostava de saber mais pormenores de um assunto que se fala muito pouco... os guarda-redes.
Nas idades muito jovens como é que aparecem os guarda-redes? Os idolos? Atletas com menos jeito que os outros e a posição de guarda-redes é uma oportunidade? Já têm "jeito"?
Enviar um comentário