quarta-feira, 2 de maio de 2007

Proposta para alteração do campeonato na 2ª fase, Infantis A

Sabendo que actualmente existem 66 equipas a disputar o campeonato distrital de Aveiro de Infantis A em dez séries, da série A até à série J, sugeria que fizessem uma pequena alteração para a segunda fase, que até mesmo poderia servir de exemplo para futuros campeonatos de futebol de 7.
Esta alteração, no meu ponto de vista, visa melhorar a formação futebolística e suas componentes em geral, equilibrando assim a competitividade entre equipas e dando a possibilidade de as mesmas conhecerem outras formações.

Passo a citar:

Actualmente utilizado:

1ª Fase

Série A - 7 Equipas
Série B - 7 Equipas
Série C - 7 Equipas
Série D - 6 Equipas
Série E - 7 Equipas
Série F - 7 Equipas
Série G - 6 Equipas
Série H - 6 Equipas
Série I - 6 Equipas
Série J - 7 Equipas

2ª Fase

Série Primeiros - 10 Equipas
Série Últimos A - 8 Equipas
Série Últimos B - 8 Equipas
Série Últimos C - 8 Equipas
Série Últimos D - 8 Equipas
Série Últimos E - 8 Equipas
Série Últimos F - 8 Equipas
Série Últimos G - 8 Equipas

Proposto:

1ª Fase

Série A - 7 Equipas
Série B - 7 Equipas
Série C - 7 Equipas
Série D - 6 Equipas
Série E - 7 Equipas
Série F - 7 Equipas
Série G - 6 Equipas
Série H - 6 Equipas
Série I - 6 Equipas
Série J - 7 Equipas

2ª Fase

Série Primeiros - 10 Equipas
Série Segundos - 10 Equipas
Série A - 9 Equipas
Série B - 8 Equipas
Série C - 9 Equipas
Série Últimos - A Norte - 10 Equipas
Série Últimos - B Sul - 10 Equipas


Explicação de alteração:

a) A série dos Primeiros continua a ser disputada pelos primeiros apurados de cada série da primeira fase, afim de encontrar o campeão distrital.

b) A série dos Segundos será disputada pelos segundos apurados de cada série da primeira fase, isto porque muitas vezes encontramos duas equipas que acabam com os mesmos pontos sendo apenas apuradas pela diferença de golos. Desta forma equilibram a competitividade entre as equipas e valorizam o seu trabalho feito durante a primeira fase, evitando ainda que defrontem equipas com mais dificuldades, nomeadamente as últimas classificadas.

c) As Séries A, B e C, séries intermédias, serão disputadas por equipas com o mesmo grau de competição, podendo o seu sorteio definir zona Norte, Centro e Sul.

d) As séries Últimos A e B, serão disputadas pelas duas últimas equipas classificadas de cada série da primeira fase, dividindo assim em zona Norte e Sul. Desta forma equilibra-se a competitividade entre as equipas que apresentaram muitas dificuldades na conquista de pontos na primeira fase e fazendo com que as mesmas tenham um melhor desenvolvimento desportivo e psicológico.

Justificação:
Conforme anteriormente descrito parece-me que de uma forma geral valoriza, equilibra e desenvolve todos os aspectos gerais da formação de um jovem futebolista, nomeadamente dentro dos escalões do Futebol de 7. Em muitos casos, senão os maiores, existem grandes desníveis na competitividade entre várias equipas, salvaguardando assim aspectos muito importantes como os factores psicológicos, ambicionais, desportivos e emotivos, quer dos atletas quer dos próprios clubes.
Daria ainda a oportunidade de muitas equipas puderem conhecer outras formações, visto que muitas vezes não saem da mesma zona ou série.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por esta tua iniciativa.
Esta tua sugestão está muito bem pensada e tem muita lógica e devia ser alargada também aos outros escalões e não só aos Infantis A.
Noutra categoria aconteceu que uma das séries dos últimos teve os mesmos participantes que na 1ª fase exceptuando a equipa que ficou em 1º lugar que passou para a série dos primeiros.
Ou seja, os atletas na mesma época desportiva vão jogar 4 vezes com as mesmas equipas!!!!
Um abraço

Miguel Teixeira disse...

Sim Bóia, concordo com o alargamento a outros escalões, conforme referi que se pode utilizar em outros campeonatos de futebol de 7.
Grande abraço.